Principais Bancas de concursos



Apresentação

Vamos examinar as cinco maiores bancas examinadoras de concursos públicos, bem como destacar algumas particularidades de cada uma. Conhecer abanca é um passo importante para o sucesso, pois conhecendo a banca, o candidato está preparado para defender-se de algumas "pegadinhas".

As bancas são responsáveis pela elaboração das provas, organização e divulgação de editais, bem como a organização do processo seletivo.

Não se pode esquecer que o órgão contratante influencia no perfil da prova. Assim é muito importante conhecer a entidade para a qual você está prestando concurso, pois os textos e temas abordados costumam estar alinhados com o perfil político-ideológico da instituição. Este fator é importantíssimo no caso de interpretação de texto.

Vejamos as cinco principais bancas


FGV - Fundação Getúlio Vargas

É uma banca tradicional que presta serviço para órgãos importantes com TCU, CGU e Tribunais de Justiça.

Uma das maiores do país, a Fundação Getúlio Vargas já fez processos seletivos para o Senado Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, entre outros órgãos públicos. De acordo com Marco Antônio, a sua principal característica é a exigência de alta capacidade de interpretação do enunciado e das alternativas.

Características

  1. Exige alta capacidade de interpretação de enunciados e alternativas. Mesmo em questões que não são de Língua Portuguesa, a interpretação de texto torna-se excelente auxiliar.
  2. Avalia o raciocínio lógico do candidato.;
  3. Produz questões complexas e com enunciados longos.
  4. Nas questões dissertativas inclui temas contemporâneos, muitas vezes referentes à política, economia ou da área de humanas.


CEBRASPE

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), optou por questões baseadas na seleção entre "certo e errado". Esta metodologia dificulta a concorrência, pois muitas vezes favorece o famoso "chute" o que implica prejuízo ao candidato, pois cada erro anula uma questão certa.

Características:

  1. Muitas vezes a banca não divide a prova em blocos de questões por disciplina, optando por elaborar questões Inter ou multidisciplinares o que pode causar confusão para o candidato.
  2. Costuma utilizar textos longos com enunciados um tanto confusos. Às vezes uma questão utiliza apenas uma passagem do texto, tornando desnecessária uma extensão de 20 a 30 linhas.
  3. Outro aspecto que os candidatos apontam é a utilização de "pegadinhas" que confundem o leitor da questão.


FCC - Fundação Carlos Chagas

Esta é uma banca muito bem aceita pelos concurseiros, pois prima por editais claros e provas bem objetivas, simples, com textos curtos e questões sem "pegadinhas".

Características

  1. As questões são bem elaboradas, avaliando bem o conhecimento do candidato no tema proposto.
  2. Costuma ser fiel à gramática normativa e aos princípios básicos do conhecimento linguístico. Este fato contribui para afastar o fator "sorte" e a "decoreba".
  3. Alia o conteúdo teórico com situações práticas.
  4. Nas provas discursivas valoriza a competência linguística e o conhecimento do candidato sobre temas da atualidade.


Fundação VUNESP

Tem atuação mais presente no Estado de São Paulo. Pode ser considerada uma banca tradicional.

Características

  1. As provas são bastante cansativas, com enunciados longos.
  2. As questões são de nível médio de dificuldades.
  3. É uma banca que costuma abordar assuntos recorrentes, não quer dizer que repita questões, mas retoma o mesmo assunto num outro contexto.
  4. Nas questões dissertativas exige textos argumentativos, sobre temas atuais.


Fundação CESGRANRIO

É uma banca tradicional, pois está no mercado há mais de 40 anos, com abrangência nacional, inclusive na produção de provas do "Enem dos Concursos".

Características

  1. Utiliza questões simples e objetivas;
  2. Mantém-se fiel aos conteúdos previstos nos editais, por isso esteja atento ao edital.
  3. Não costuma fazer pegadinhas e prioriza clareza nos enunciados e nas alternativas.


Levando em consideração estas características, o nosso curso prioriza questões das bancas: CESGRANRIO, FCC e FGV no módulo 02. No módulo 03, a banca é selecionado de acordo com a preferência do concurso escolhido.