O estudo da linguagem

Vamos pescar no mundo da linguagem!

Quantas línguas você fala e escreve? Quatro ou cinco? Bem, sendo assim você tem parâmetros para julgar a dificuldade da nossa amada Língua Portuguesa. Caso contrário, é um mito que passaram para você e quem tem prejudicado, muito, o seu aprendizado.

Na internet há muitas postagens com exploração da polissemia, que é tão preciosa na nossa língua. Não basta dizer "banco", pois pode ser o local onde você senta ou deposita o dinheiro. Manga pode ser da sua roupa ou a fruta. Por isso na linguagem devemos produzir frases que estejam posicionadas dentro de um contexto.

Chegamos num texto chave para o estudo da linguagem: CONTEXTO. Ele é um elemento importantíssimo para a compreensão do texto escrito ou falado. Retomaremos este conceito ao longo de nosso curso.

Agora vamos entender um pouco o porquê de você julgar o Português como uma língua de difícil aprendizado. Vamos encontrar razões:

Primeira – Talvez você seja uma pessoa que goste de ciências exatas, por isso fica um pouco perdida no campo das ciências humanas, pois aqui não trabalhamos com exatidões, mas com probabilidades.

Segunda – Importamos o Português dos nossos patrícios portugueses, com a fala, a gramática e os usos linguísticos. A escola tradicional privilegia este padrão, criando no aluno um sentimento de que não sabe falar português. Nós recebemos a língua de Portugal, mas aqui adaptamos a nossa cultura e mesclamos com influências indígenas, africanas e outros povos que se abrigaram em nossa terra. O português falado no Brasil é rico e lindo!

Terceira – As pessoas querem estudar Português PARA: passar num concurso; ser aprovado na escola; produzir textos ou com qualquer outra finalidade. Estes objetivos são resultados do estudo e não seu conhecimento linguístico. Assim é mais importante saber o porquê de uma determinada regra do que sua aplicação. Se você aprende o fundamento da regra, não erra mais, porém se você aprendeu a aplicá-la em um caso, somente acertará novamente se o caso for semelhante.

Quarta – Nas escolas, dificilmente, o aluno aprende a manusear a gramática, o dicionário e alguns textos teóricos. Os professores fazem um esforço para "simplificar" os conceitos gramaticais, o que deixa o aluno refém de anotações, polígrafos e diversos materiais que não remetem à fonte gramatical. Este é um assunto muito sério e que merece uma atenção especial no nosso curso.

Vamos romper com estes obstáculos e estudar a Língua Portuguesa com todo carinho e atenção que a nossa "Última flor do Lácio" merece. O nosso curso busca superar estas dificuldades e levar você diretamente aos grandes gramáticos. Lembrem da frase famosa: "Não dê o peixe, ensine a pescar".

Vamos pescar no mundo da linguagem.!